Um Texto a 4 mãos
Thiago Barcelos* / Amilcar Santos**
Já são 5 anos desde a última vez que nos reunimos em homenagem ao Tio Emmanoel, e muito se passou durante esse tempo. Em comemoração aos seus 85 anos (ainda que ele aparente ter apenas 67) e como há muito o que se falar dele, nós, sobrinhos-netos, tentamos sintetizá-lo em uma frase e concluímos que:
O Tio Emmanoel sempre foi um homem muito à frente de seu tempo!
Se nós simplesmente não pensarmos em todas as lembranças afetivas que temos (e não serão poucas), podemos dizer que, ainda assim, ele sempre foi um homem de vanguarda. A preocupação com a arte e a cultura foram marcas sempre importantes para ele, fazendo com que as pessoas mais próximas ou os familiares (até os mais distantes) pensem na importância de valorizar o trabalho de artesãos e artistas. Tal sensibilidade despertada constitui-se em um legado imaterial que ele tem deixado para nós ao longo de sua vida.
Além disso, sua perspectiva diante de um problema ou uma adversidade relembra o olhar de uma lente grande angular. Sua maturidade e serenidade para tratar de questões postas sempre revelaram que ele era um ancião em sua sabedoria. Ele não se limita a um ponto, a uma questão. Ao contrário, sempre nos impulsionou a ver qualquer situação por um foco mais amplo, além do alvo ou da preocupação. Com essa postura, ele acaba nos levando a encontrar opções, saídas e alternativas que um olhar mais simplista jamais conseguiria.
E como não fazer referência à sua paciência (somente comparável à de um monge budista) e ao seu bom e inteligente humor! Essas duas qualidades são marcantes numa personalidade tão interessante e que mantém viva uma presença e um senso de responsabilidade com o próximo. Somente tamanho altruísmo e despojamento seriam capazes de criar um círculo tão grande e intenso de pessoas que desejam o seu bem e que se inspiram em suas atitudes.
Falando em atitudes, suas viagens pelo mundo e seu sucesso como cineasta, aeronauta, pesquisador e acadêmico sempre foram inspiração para muitos. Acredito que muitos de seus “pupilos” (consanguíneos ou não) deixaram-lhe um gosto de frustração... porém, outros tantos têm em sua conduta, em suas ações e conquistas, um marco que suscita novas conquistas, vitórias e sucessos! Dessa forma, buscam alcançar um lugar melhor nessa picada chamada vida e têm, na sua pessoa, a inspiração e a motivação para chegar lá.
Aliás, para uma pessoa de vanguarda, suas missivas sempre criaram a ideia de “compartilhar”, que hoje está tão em voga. Sua vida e sua conduta mostram o quanto isso sempre esteve em prática ao longo de sua vida. Acrescemos ainda a ideia de “reunir”, promovendo encontros entre familiares distantes e integrando as pessoas à sua volta. Em suma, um autêntico “construtor de pontes”. Talvez tenha sido ele a inspiração para o termo networking.
E, para finalizar, como a expressão “pensar fora da caixa” pode ser considerada uma síntese para suas atitudes, ela simboliza esse olhar por outros ângulos, mais crédulos e otimistas, buscando a felicidade e a realização — mesmo num ambiente complicado/complexo, como são a sala de aula e a convivência familiar!
Um feliz aniversário, um grande e forte abraço, Tio. Contando — como há 5 anos atrás — que estaremos juntos até os seus 120 anos!
Rio de Janeiro, 5 de janeiro de 2013.
*Thiago Barcelos, sobrinho de Emmanoel. Engenheiro de Qualidade, Mestrado pela University of Portsmouth, no Reino Unido.
**Amilcar Santos, sobrinho-neto de Emmanoel. Professor. Pesquisador em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, Portugal.
Thiago Barcelos
Amilcar Santos
Espaço para amigos, colegas e familiares deixarem testemunhos e boas lembranças de Emmanoel.
Sua mensagem será publicada neste espaço.
Evite conteúdos ofensivos, discriminatórios ou que violem a privacidade. Mensagens podem ser editadas para correção, formatação ou remoção de trechos inadequados antes da publicação.